Como está o branding da minha empresa

O que é branding

Branding é uma estratégia de gerenciamento de marca que visa aumentar a sua autoridade e reconhecimento do público. O nome, as imagens, slogans, símbolos e logotipos fazem parte do branding da marca. O mercado constatou a importância de criar um bom branding quando percebeu que empresas que investem nessa estratégia tem um crescimento absurdo. E mesmo com a concorrência os clientes acabam optando em consumir dessa empresa.

Pense em qualquer marca grande, pode ter certeza que ela utiliza a técnica branding. Todas as formas da empresa são pensadas e planejadas para atrair o público, por mais que você não esteja prestando atenção o seu subconsciente processa uma mensagem quando vê uma imagem de determinada loja ou estabelecimento. O branding é simplesmente pensar na mensagem que você quer passar para o seu público. Tendo esse objetivo em mente é só planejar como os elementos de imagem e textos podem contribuir para chamar atenção e sempre que o seu público pensar naquele produto ele venha lembrar da sua marca.

Marca

Marca é a representação de uma entidade, é a identidade da empresa e como o negócio é reconhecido no mercado. Uma empresa que tem uma marca bem estabelecida sai na frente de sua concorrência. Nos últimos tempos tem se falado muito em autoridade de marca que quer dizer o quanto o seu público te considera relevante. Para que sua empresa tenha uma autoridade você precisa inserir visão e valores, além de chamar atenção. Veja a seguir os benefícios de uma boa gestão de marca:

  • Reconhecimento da sua marca
  • Conexões emocionais
  • Aumento da confiança com o seu público
  • Presença constante na mente do consumidor
  • Fidelidade do cliente
  • Maior valor atrelado ao seu produto ou serviço
  • Captação de leads com maior facilidade
  • Expansão do seu negócio
  • Reconhecimento da sua categoria de serviço ou produto

Como montar um branding

O branding tem muito a ver com o planejamento que você vai realizar para a sua marca ficar conhecida. Para que isso funcione você precisa ter muito claro em sua mente o que você quer passar para o consumidor e onde você quer chegar. Partindo desse ponto foque em despertar sensações e conexões com o cliente. Faça artes que chamem atenção e o subconsciente do consumidor atrele aquela imagem ao seu produto. Crie frases que fiquem na cabeça das pessoas e façam sentido com o seu negócio. Estude o comportamento do seu cliente, seus gostos e interesses, a melhor forma de se comunicar com ele. Foque nos ganhos que ele vai ter ao adquirir o seu produto e crie nele a sensação de desejo sobre o seu produto. As pessoas devem pensar que precisam daquele produto ou serviço. Lembre-se que tudo deve ser planejado nos mínimos detalhes. Não deixe de estudar o mercado e se inspire em ideias que deram certo.

5W2H

A técnica de plano de ação 5W2H pode te dar um norte na hora de montar o seu branding. Ela consiste em 7 questionamentos.

  • O que é, qual vai ser o seu produto ou o seu serviço;
  • Onde, aonde você quer chegar;
  • Porque, porque você quer ter uma marca;
  • Quando, quando você pretende chegar no seu objetivo;
  • Quem, quais pessoas iram fazer esse trabalho acontecer;
  • Como, como você irá realizar seus objetivos;
  • Quanto, quanto isso vai te custar.

Faça esse plano pensando na criação da sua marca. Procure responder essas perguntas em lugar calmo e sem distrações, esse plano será o seu guia. Com ele você conseguirá construir o seu branding e fortalecer a identidade da sua marca.

“Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente.” Walter Landor

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